Você sabe o que é sonorização e qual é sua importância? O som é uma parte crucial de como percebemos o mundo. Pode nos alertar sobre o perigo, sinalizar uma emergência e identificar nossa localização. Sem som, nosso mundo seria silencioso e monótono, como uma sala vazia.

No artigo de hoje explicaremos o que é sonorização e qual a sua importância na sociedade. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

O que é sonorização

Fonte: Envato

Sonorização: o que é e qual a sua importância?

A sonorização é o reforço de som para produzir ondas sonoras de alta intensidade que podem ser ouvidas por várias pessoas, permitindo que ouçam uma palestra, assistam a uma apresentação musical ou ouçam um anúncio, por exemplo.

O som é uma parte importante de nossas vidas. É o sentido mais básico e importante que nos ajuda a entender o nosso entorno. Por exemplo, se houver um ruído repentino em uma sala, poderemos descobrir o que é.

O som também pode afetar nossos humores e emoções. No entanto, não se trata apenas do volume ou da música que está sendo tocada, mas da qualidade do som. O processo de sonorização pode ser dividido em três etapas:

O que é sonorização e qual é sua importância

Fonte: Envato

Processamento

Para obter um bom som, deve-se garantir que uma boa gravação seja feita. Captadores são dispositivos que interpretam as vibrações das ondas sonoras e as conectam a uma interface de áudio. A partir de sua captura, eles geram um campo eletromagnético capaz de contribuir para a tensão.

Em geral, os captadores podem ser classificados em dois grupos: eletromecânicos e eletromagnéticos. Estes são usados em diferentes instrumentos, como microfones, guitarras, violões elétricos e baixos, por exemplo.

Na hora de captar a sonoridade do seu projeto, é importante que você preste atenção nessa etapa. Mais de 35% do sucesso do seu projeto depende da captura do som! Por isso, preste bastante atenção nas características do ambiente e da estrutura como um todo que você escolher para gravar. Tomar essa decisão impactará toda a cadeia produtiva do seu trabalho de sonorização.

Fazer um bom projeto de sonorização

Fonte: Envato

Condução

A segunda etapa da sonorização está atrelada aos condutores, ou seja, a fiação. Fios e cabos recebem o nome de condutores porque transportam a corrente elétrica transformada pelos captadores para o próximo estágio.

A mesa de som, por sua vez, é responsável pela mixagem de um ou mais canais de áudio. É capaz de alterar vários parâmetros do resultado final. Ou seja, é com ela que você poderá desenvolver e transformar artisticamente o som.

Reprodução

Uma caixa acústica é composta por transdutores. Eles transformam uma energia elétrica em energia mecânica (acústica), que neste caso é o som. Os principais alto-falantes que uma caixa acústica pode conter são:

  • Tweeters;
  • Mid-ranges;
  • Woofer;
  • Subwoofer.
Sonorização e qual sua importância

Fonte: Envato

Projeto de sonorização

Para um projeto de som ambiente, é importante considerar algumas questões básicas. É com  base nessas respostas que a escolha dos componentes do sistema pode ser feita:

  • Qual é o tipo de ambiente que será sonorizado?
  • Qual é o objetivo da sonorização?
  • Qual é o nível de ruído desse ambiente?
  • Qual é o orçamento?
  • Quais são as possibilidades de instalação do local?

Se você responder a essas perguntas poderá ter uma ideia geral do que precisa para criar o sistema de som para o seu ambiente e seguir para a escolha dos componentes e equipamentos adequados.

Invista em audiovisual com a TAG Audio

Somos uma empresa especializada em audiovisual que pode atender às suas necessidades e fornecer produtos para ajudá-lo a aumentar o seu potencial de negócios.

A TAG Audio, por exemplo, ajuda você a investir com qualidade e muita assertividade, de acordo com as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco, saiba mais sobre nossos equipamentos e faça um orçamento específico para a sua empresa.