Fone de ouvido: como usá-los sem prejudicar a audição

O uso do fone de ouvido tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas nos últimos anos por diversos motivos. Normalmente é usado para ouvir música, fazer exercícios ou até mesmo apenas ouvir palestras e cursos.

Muitas pessoas parecem não saber que o uso constante de fones de ouvido pode prejudicar gravemente, e às vezes até permanentemente, a audição. Mas não se preocupe em não poder usar fones de ouvido para uma audição saudável. Tudo o que você precisa fazer é usá-los corretamente!

Neste artigo, separamos algumas dicas de como usar fones de ouvido sem prejudicar sua audição. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Fone de ouvido: como usá-los sem prejudicar a audição

Fonte: Envato

Como usar fone de ouvido sem prejudicar a audição

À medida que mais e mais pessoas usam fones de ouvido, eles estão se tornando um elemento básico na vida cotidiana. São usados para uma variedade de outros propósitos, como reuniões e música, já que muitas pessoas os usam em casa ou no trabalho. Porém, ao utilizar fones de ouvido é necessário tomar alguns cuidados para não prejudicar a audição.

Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 bilhão de adolescentes e jovens adultos poderão sofrer com perda de audição. O cálculo também é feito com base nas pessoas expostas a locais onde o som alto é padrão, como eventos esportivos, shows, baladas e bares, por exemplo. No entanto, existem algumas prevenções que podem ser adotadas para preservar a saúde auditiva. Confira!

Reduza o volume

Ao usar fones de ouvido é importante manter o som em um nível confortável, que atinge, no máximo, quase metade da intensidade máxima de volume do aparelho. Alguns aplicativos também podem ajudar a limitar o volume.

Usar fone de ouvido sem prejudicar a audição

Fonte: Envato

Limite o tempo de uso

Para reduzir o risco de danos auditivos, é melhor limitar o tempo em que nos expomos a ruídos muito altos. O ideal é usar fone de ouvido por, no máximo, uma hora por dia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Evite o uso de fones intra-auriculares

Este modelo de fone de ouvido entra diretamente no canal auditivo, transmitindo a intensidade do som sem proteção. É por isso que é importante reduzir o volume e dar um descanso aos ouvidos.

Opte por fones em formato de concha

Esse modelo abafa o som externo e, consequentemente, você não precisará aumentar o volume para ter uma melhor qualidade de áudio.

Fone de ouvido: como usá-los

Fonte: Envato

Aposte em bloqueadores de ruído

A desvantagem de usar fones de ouvido em lugares como ônibus, é que eles geralmente acabam sendo muito barulhentos. Comprar um fone com bloqueador de ruído externo pode ser uma boa opção para quem não abre mão de ouvir música e assistir a vídeos em locais públicos.

Faça pausas

As células auditivas são estressadas e até danificadas quando expostas a altos níveis de som. Por isso, precisam de um tempo para se recuperar dessa exaustão antes que possam ser ativos novamente.

Desse modo, quando se trata do uso de fones de ouvido para som alto, é recomendável que você faça uma pausa de pelo menos uma hora e meia antes de usá-los novamente.

Ajuste seu fone

Na maioria dos aparelhos de som, o volume máximo varia de 75 a 105 dB, e é recomendado que o volume seja limitado à metade. Isso evitará a perda auditiva.

Como usar fone de ouvido sem prejudicar a audição

Fonte: Envato

Mantenha seu fone limpo

Outra dica fundamental é manter os fones de ouvido limpos e higienizados. Além disso, é recomendado que se evite o compartilhamento desse aparelho com terceiros.

Conte com a TAG Audio na aquisição de seu fone de ouvido!

A TAG Audio é uma empresa especializada em equipamentos audiovisuais. Oferecemos aos clientes uma ampla variedade de produtos e serviços com qualidade Harman do Brasil. Conheça nossos produtos em www.loja.tagaudio.com.br

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conteúdo Relacionado

Setor Comercial