Você sabe o que deve ser considerado para realizar um projeto em teatros? A acústica de uma sala de teatro é o som que é ouvido pelo público e não apenas pelos atores no palco. A acústica é determinada por muitos fatores, como a forma e o tamanho do auditório, a localização dos assentos e como o som é refletido nas superfícies

O design acústico é uma daquelas coisas que você nem sempre percebe quando está em um teatro, mas quando entra em um com acústica ruim, é como entrar em uma caverna com todos os ecos e reverberações.

O que deve ser considerado para um projeto em teatros?

Fonte: Envato

A qualidade da acústica de um teatro pode ser julgada por quão bem ele pode amplificar o som para que seja audível para todas as pessoas presentes. Um bom teatro terá um design acústico para eliminar ecos, que de outra forma fariam com que os sons saltassem de forma reverberante e dificultasse a audição das pessoas.

No nosso novo artigo, vamos explicar os elementos de sonorização que devem ser considerados antes da elaboração de um projeto teatral. Confira o conteúdo e saiba mais.

O que deve ser considerado para um projeto em teatros?

Um sistema de sonorização é um sistema que amplifica e distribui o som para um público, aprimorando o som original. Nos teatros, isso é feito usando uma variedade de alto-falantes e amplificadores para criar uma distribuição uniforme do som pelo público.

A acústica é muito mais do que apenas uma preocupação técnica. Desempenha um papel essencial no sucesso de um evento, seja uma apresentação ou não. Por exemplo, se a acústica for ruim e o conteúdo for bom, haverá poucos participantes que conseguirão ouvir claramente o que está sendo dito.

Projeto em teatros

Fonte: Envato

E para isso é importante ter as ferramentas corretas de absorção e isolamento acústico. Para minimizar ruídos como ecos e reverberações, são utilizados tratamentos acústicos como cortinas, tapetes e materiais absorventes de som temporários ou permanentes. Outras características da casa incluem a falta de janelas e portas pesadas e inteiramente fechadas que impedem a saída do som.

Existem pontos-chave que devem ser considerados ao projetar um projeto de sonorização em teatros:

O design acústico do teatro

O design acústico é um componente crucial de qualquer sistema de som de teatro. A acústica é a ciência do som e como ele interage com o ambiente. O design acústico inclui a forma e o tamanho do teatro, os materiais usados e como as ondas sonoras se movem nesse espaço.

A acústica em um teatro deve ser projetada para fornecer uma ótima experiência de audição para todos os clientes. Isso inclui fornecer um diálogo claro ao mesmo tempo em que projeta música ou outros sons para todos os assentos de um teatro.

Pode ser projetada para atender às necessidades de diferentes tipos de produções. O design geralmente depende do tipo de apresentação, do tamanho do teatro e de outros usos que ele possa ter.

O que considerar em um projeto para teatros?

Fonte: Envato

O tipo de sistema de alto-falantes a ser usado

O tipo de sistema de alto-falantes a ser usado para um projeto de sistema de som de teatro é uma decisão importante. São muitos os fatores que levam a essa decisão.

O tamanho da sala e o tipo de espaço de apresentação determinarão o número e o tamanho dos alto-falantes necessários. Por exemplo, um grande auditório pode precisar de um sistema de som com mais alto-falantes do que uma pequena sala de aula.

Projeto em teatros: o que deve ser considerado?

Fonte: Envato

Uma produção de teatro ao vivo pode precisar de mais alto-falantes do que um cinema interno que mostra apenas filmes com trilhas sonoras. Em alguns casos, pode ser necessário instalar vários sistemas de alto-falantes em locais diferentes para cobrir adequadamente o espaço de apresentação e a área do público.

O tipo de espaço de apresentação também determinará que tipo de sistema de alto-falantes usar para um projeto de sistema de som de teatro.

 

Invista em equipamentos de áudio com uma empresa especializada

O melhor que você pode fazer é trabalhar com uma empresa especializada. Profissionais qualificados serão capazes de fornecer todo o equipamento necessário para as suas necessidades e mantê-lo atualizado sobre as últimas inovações no campo. Além disso, se algo acontecer com seu equipamento, sempre haverá alguém para ligar para obter assistência imediata.

Equipamentos de áudio de alta qualidade não são baratos. Por isso, ao investir em novos equipamentos de áudio é importante ter acesso a uma empresa especializada que possa orientá-lo no processo de seleção de marcas e produtos. Para isso, conte com a TAG Audio, empresa especializada em audiovisual.