A Sonorização de hotéis vai muito além do som ambiente da recepção, seja em um hotel na Arabia Saudita ou um Hotel em Porto Alegre. Existem muitas questões que podemos nos inspirar quando falamos do Hotel Shangri-la. E o jeito com o qual a HARMAN criou um ambiente perfeito em um hotel 5 estrelas.
Sonorização de hotéis é diferenciada
Mesmo que Shangri-la seja um exemplo saudita, há muito que podemos aprender. Afinal, em nosso país tropical também temos dificuldades como umidade, altas temperaturas e desgaste. Por isso, considerar-se exemplo como uma boa base para seu hotel ou pousada pode ser uma coisa boa. E o sistema de som de um hotel não é como qualquer sistema comercial.
Algumas questões usadas em projetos de sonorização de comércios estão presentes em projetos como esse. Dentre elas controle de áudio por zona, caixas de som embutidas, caixas de som que resistem à umidade ou condições específicas e etc. E podemos aproveitar nossos conhecimentos sobre elas para explorar mais as necessidades de hotéis e pousadas.
Tecnologias inovadoras usadas no Shangri-la
Como podemos esperar, o material usado no Hotel da Arabia Saudita era um dos melhores do catálogo de equipamentos de som profissionais da JBL. Dentre ele o JBL Control 300 Series, discreto e potente, instalado no Ballroom. Totalmente embutidos na estrutura do hotel e sem alterar o design que existia anteriormente.
Variando entre modelos 322C e subwoofers 312CS, as caixas colocadas no salão são bem versáteis. Visto que o Ballroom recebe de eventos a casamentos. E, devido à estética luxuosa do local, são as opções mais recomendadas, evitando alterações estéticas e mandando uma sonorização de alto padrão.
A área de boas-vindas, no entanto, recebeu o JBL CBT 70J-1, uma caixa de som estilo array de coluna. Um modelo discreto? Talvez. Não como o modelo anterior e sim como um acréscimo elegante à estética do hotel. O que se torna uma grande necessidade na hora de sonorizar hotéis, principalmente os de luxo. A clareza cristalina do modelo e sua precisão profissional não passam despercebidos, mas a aparência tem que ser levada em consideração.
Sonorização dos restaurantes do Shangri-la
Uma coisa que entendemos é sonorização para restaurantes, afinal, nós atendemos até mesmo o 20BARRA9 em Porto Alegre e o famoso HARD ROCK CAFÉ em Gramado. Então analisar a estrutura feita em restaurantes tão renomados dentro do hotel.
No caso do Niyyali, por exemplo, que é um restaurante que pode acomodar até 200 pessoas, a sonorização foi diferenciada. Afinal, isso se distancia do princípio da sonorização para hotéis, mas ainda tem alguns resquícios. É possível até mesmo ver nas fotos acima caixas de som JBL Control 28-1 nos pilares, estrategicamente posicionadas. Mas, não visível nas imagens, também temos a JBL Control C26T, complementando a eficiência do primeiro modelo.
O que podemos aprender com o projeto de áudio da Shangri-la?
Claro que é impossível comparar um hotel de alto padrão com um comércio ou hotel comum, mas há muito que podemos aprender com esse projeto de áudio. A primeira lição é simples: quanto maior o poder aquisitivo, mais é necessário investir em equipamentos que tenham qualidade, mas mantenham uma estética.
A segunda lição é a experiência, que só pode ser criada por que eles aceitaram fazer um projeto de áudio profissional. Que vai além da instalação de uma ou duas caixas, mas analisa desde a qualidade do som até a perda sonora nos espaços. Com uma avaliação completa da necessidade de cada área sonora é possível criar ambientes únicos.
Faça um projeto de áudio com quem entende do assunto
Nós da Tag Áudio contamos com diversas experiências de instalação, de grande a pequenas empresas. Analisamos o perfil de cada cliente e propomos uma solução completa. Calculando tudo para torna a experiência do seu novo ambiente em algo único. Faça um orçamento direto conosco e conheça o melhor da experiência sonora.