Você sabe qual a diferença entre caixas de som ativa e passiva? Essa é uma pergunta interessante, pois qualquer pessoa pode criar essa dúvida na hora de escolher um produto, ou até mesmo ter uma ideia errada sobre o conceito de cada um.

E para você fazer a compra adequada, seja em casa, no estúdio ou até no palco, trouxemos um resumo sobre o que é cada uma e quando usá-las. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

A diferença entre caixas de som ativa e passiva

Fonte: Freepik

Caixa de som ativa

Quando se trata de áudio, existe diferença entre as caixas de som ativa e passiva. Os ativos são alimentados por um amplificador interno, enquanto os passivos dependem da energia de um amplificador externo. Então, qual é a diferença entre esses dois tipos de caixas acústicas?

As caixas acústicas ativas são geralmente mais caras porque possuem um amplificador interno com um crossover ativo integrado, que oferece mais controle sobre o som.

Caixa de som passiva

As caixas acústicas passivas geralmente são mais baratas pois requerem um amplificador externo. As caixas passivas também tendem a ser mais duráveis porque têm menos componentes eletrônicos.

Aprenda a diferença entre caixas de som ativa e passiva

Fonte: Freepik

Vantagens da Caixa de Som Ativa

Sendo um pouco mais caro que a caixa passiva, o ativo economiza dinheiro, pois você não precisará comprar amplificadores separados. Quem lida com sistemas de som sabe que a plausibilidade é essencial, e a necessidade de reduzir o número de componentes é sempre bem-vinda.

Quando você usa uma caixa ativa, todas as opções de configuração de potência de seus amplificadores vêm de fábrica. Isso significa que você está obtendo exatamente o que precisa de seus alto-falantes, levando a uma melhor eficiência para o equipamento.

Se estiver usando amplificadores separados, você deve procurar obter um bom relacionamento entre o amplificador e o gabinete. O ideal é buscar a ajuda de um técnico de som especializado.

Diferença entre caixas de som ativa e passiva

Como vimos anteriormente, uma diferença entre caixas de som ativa e passiva é o fato do modelo ativo dispor de um amplificador interno, além de ser conectado na tomada e, por essa razão, oferece recursos de ajuste na qualidade e controle do som.

A caixa de som passiva, por sua vez, é ideal para a reprodução de som, não depende de energia elétrica, no entanto, precisa de um amplificador ou de uma caixa ativa para funcionar.
Como escolher a caixa de som ideal?

Qual a diferença entre caixas de som ativa e passiva

Fonte: Freepik

Ainda há dúvidas sobre a diferença entre caixas de som ativa e passiva e delas é a melhor para o seu negócios, listamos algumas perguntas que podem ajudar na decisão. Confira!

– Qual é o tipo de equipamento que você precisa? Se a resposta for um mais compacto e de fácil locomoção, o ideal é a caixa de som ativa, afinal, ela isenta a necessidade de equipamentos externos, como amplificadores ou cabos, por exemplo;

– Você já tem um amplificador, porém precisa de uma caixa de som para plugá-lo? Portanto, a caixa passiva é a indicada. Agora você aprendeu a diferença entre caixas de som ativa e passiva!

Entenda suas demandas para poder escolher a opção que irá melhor servir suas necessidades. Não esqueça de considerar as questões abordadas no artigo na hora de tomar a sua decisão.

Invista em audiovisual com a TAG Audio

Somos uma empresa especializada em audiovisual que poderá atender às suas necessidades e fornecer produtos que podem ajudá-lo a aumentar o seu potencial de negócios.
A TAG Audio, por exemplo, te ajuda a investir com qualidade e muita assertividade, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre nossos equipamentos e faça um orçamento específico para a sua empresa.